Muitas pessoas, apesar de consumirem alimentos integrais, têm duvidas sobre eles e os benefícios que trazem a nossa saúde. O principal erro é pensar que os alimentos integrais engordam menos, ou são menos calóricos do que os alimentos refinados.
Afinal, o que são alimentos integrais?
São alimentos que não sofreram alterações na sua estrutura ou passaram por um processo de refinamento menor, mantendo os seus grãos completos e ricos em nutrientes: vitaminas, minerais e fibras.
Assim, esses alimentos ainda possuem o que de mais saudável há neles, além de serem a principal fonte de fibras da alimentação.
As fibras geram saciedade mais rapidamente, auxiliando no processo de emagrecimento, quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras as fibras podem diminuir a taxa do colesterol LDL (mau colesterol), ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue (reduzindo a quantidade de açucar, sendo benéfico principalmente para os diabéticos), auxiliam em um melhor funcionamento intestinal e auxiliam na normalização da taxa de colesterol.
Porém, em relação ao leite e seus derivados, devemos tomar cuidado, pois no caso deles os alimentos integrais são ricos em gordura e muitas vezes devem ser evitados ou substituídos.
Agora, alguns exemplos dos alimentos integrais....
Arroz integral, aveia, pão integral, soja e maça foram os alimentos mostrados acima, mas a lista desses alimentos é bem maior.
Expliquei resumidamente para vocês o segredo desses alimentos, mas quem tiver um maior interesse pode procurar livros ou artigos que expliquem mais detalhadamente sobre cada alimento e sua função.
Espero que usem e aproveitem a curiosidade e dica de hoje!
Bjssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário