Eu sei que muitos escutam falar que é importante realizar no mínimo 5 refeições diárias, comer de 3 em 3 horas, diminuir a porção em cada refeição...Mas vocês sabem o porque disso?
Bom, antes de tudo vale lembrar que o nosso organismo precisa de energia para continuar funcionando, e no caso a principal fonte é a glicose. Portanto, devemos fornecê-la ao nosso organismo para que o ritmo de trabalho do corpo não seja diminuído e as nossas funções vitais sejam preservadas.
O nosso organismo leva de 2 a 4 horas para realizar a digestão, por isso o intervalo médio entre as refeições deve ser de 3 horas. Se o organismo ficar muito tempo sem receber alimentos, ele irá diminuir a velocidade do metabolismo e consequentemente irá começar a criar reservas de gordura para estocar energia, já que o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar. Mas é importante ressaltar que devemos ficar atentos a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, não é porque devemos comer de 3 em 3 horas que vamos exagerar em todas as refeições do dia, pois um dos intuitos de se alimentar entre 5 e 6 vezes ao dia é justamente, diminuir a compulsão para as próximas refeições, pois tendemos a comer o necessário. Com relação a qualidade, devemos estar atentos, pois tudo em excesso ou em deficiência faz mal à saúde.
Vale ressaltar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que é a nossa primeira refeição e vai nos ajudar a repor as necessidades e calorias gastas durante o sono. Por isso, deve ser uma refeição completa (nutricionalmente falando), devendo conter carboidrato (de preferência integral), lipídio, frutas e uma proteína magra. Isso com certeza, te dará maior disposição para o dia.
Portanto, se você deseja realizar uma reeducação alimentar e/ou pretende perder peso, essa é uma regra básica e necessária. Mas para que o resultado seja o desejado, o melhor ainda é procurar uma nutricionista e realizar um acompanhamento profissional!
Beijos Bilá!!