Não tem nada melhor do que um açaí num dia quente, né? Eu sou suspeita, mas imagino que muitas pessoas adoram e se privam de comer por acharem que engorda! Vou explicar melhor sobre isso para que vocês entendam um pouco sobre o assunto e não se deixem levar pelas fofocas...
O açaí é um fruto tipicamente brasileiro. Até pouco tempo atrás era consumido somente pelos paraenses e, em menor quantidade, por outros estados da Amazônia.
Hoje em dia ele é consumido em quase todo o Brasil e inclusive em alguns países da Europa, Estados Unidos, Japão e China o que gerou por empresas alimentícias, novas maneiras de comercialização do produto (pó, polpa, cápsulas). Além disso, o açaí tem sido consumidos pelas indústrias de cosméticos. Os interesses econômicos e sociais estão relacionados, principalmente, pelas suas propriedades antioxidantes.
Quais os benefícios dessas propriedades?
No caso do açaí, que é rico em Antocianinas (flavonóides = potente antioxidantes), os efeitos mais significativos são: diminuição da concentração lipídica (LDL), efeito anti-inflamatório, diminui o risco de formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose) e possui função imunomoduladora.
Alto teor de ácidos oleico e linoleico (ácidos graxos insaturados) foram encontrados na polpa do açaí. No geral, eles promovem uma redução dos níveis de colesterol total. Fibras alimentares também são encontradas na polpa, e atuam diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
É fonte de mineirais como: potássio, magnésio, cálcio, fósforo e sódio, além de vitaminas E e B1.
Portanto, é correto dizer que a composição química do açaí indica que ele possui um alto potencial como alimento funcional.
Porém...
Não consumimos o açaí puro! Ao consumirmos, acrescentamos diversos outros produtos, como o xarope de guaraná, açucar, granola, mel, leite ninho, leite condensado e muitos outros que possuem um alto valor calórico.
Sendo assim, devemos optar por comer o açaí puro (é claro que é muito gostoso com todas as guloseimas, mas...) se o nosso objetivo for a busca pelos benefícios que ele pode oferecer, com um menor aporte calórico!!!
Eu (que sou viciada em açaí), tenho o costume de comer com frequência...e quando tenho o objetivo de perder peso diminuo nos acompanhamentos! Então, não se privem de comer(e nem devem devido as suas diversas qualidades), mas se segurem com os excessos!!!!!
INFORMAÇÕES:
- 300 g (equivale a uma tigela média) de açaí já batido com o xarope de guaraná possui por volta de 740 kcal, porém possui apenas 1,6 g de gordura.
- 300 g de açaí batido com xarope de guaraná com granola, mel e banana possui por volta de 1.100 kcal (Obs: coloquei os acompanhamentos mais saudáveis, hahaha...imaginem os mais calóricos!)
Poderia ficar até amanha aqui escrevendo detalhadamente sobre esse assunto, mas acho que já deu pra entender o principal objetivo disso aqui...mostrar que o açaí é sim calórico, mas possui baixíssima quantidade de gordura e faz bem para a saúde, se consumido com moderação!